sábado, 17 de setembro de 2016

Os benefícios da leitura para as crianças

A literatura infantil teve início na Europa, em meados do século XVIII, quando, devido às transformações sociais da época, a criança começou a ser vista como tal, deixando para trás a concepção de mini adulto. A partir de então, obteve um novo status e, se antes consumia as mesmas obras literárias dedicadas aos adultos, no novo cenário ganhou um espaço literário só para ela. No Brasil, apesar de serem publicados no início do século XIX, foi só ao final deste que os livros dedicados ao público mirim começaram a circular. Os períodos seguintes foram marcados por importantes mudanças que contribuíram, cada uma em seu tempo, para consolidar o segmento.
Atualmente, a literatura para crianças ganha cada vez mais destaque e tem esse prestígio refletido no mercado editorial respondendo por umas das maiores fatias de livros comercializados em lojas físicas e virtuais.

Todos sabemos que o hábito da leitura é um grande estímulo à criatividade, imaginação, inteligência, e à capacidade verbal e de concentração das crianças. Sabemos também que os livros deveriam estar presentes no dia-a-dia das crianças, do mesmo modo que seus brinquedos. Os livros nos enriquece a todos e nos leva a mergulhar em aventuras, histórias, e em riquíssimas informações.



A criação de um pequeno Leitor


O interesse pela leitura deve-se inculcar desde o berço, e tratar com persistência e dedicação, que se converta num hábito. É fundamental para as crianças que aprendam a buscar conhecimentos mediante a leitura desde a mais tenra idade. As crianças devem ouvir estórias o quanto antes possível. Recomenda-se, entretanto, que o façam com disciplina, ou seja, tendo preconcebida uma hora ao dia para fazê-lo. Poderia ser na hora de dormir, ou depois de comer, e longe de qualquer distração.
Não é necessário esperar que uma criança leia para que ela possa ter contato com os livros. Existem livros para todas as idades. Livros só com ilustrações, para que os pais vão indicando o nome de cada figura e fazendo com que o bebê repita. Há livros com vocabulários, ou seja, que além da imagem, leva também o nome embaixo da mesma, para que o bebê vá visualizando as letras e as palavras. E os livros com texto e ilustrações para as crianças que já sabem ler.
Os pais de crianças que ainda não sabem ler, devem ler uma ou mais vezes, conforme seus filhos lhes peçam. Não devem limitar seus gostos. Que leiam o que lhes interessam, seja o que seja.Os pais devem valorizar o momento da leitura dos filhos. Valorizar e diversificar os temas falando deles com as crianças, favorecendo todo tipo de livro, seja do material que for (papel, cartão, plástico, etc.), e valorizar o tempo que as crianças dedicam à leitura.


  • Benefícios da leitura
A leitura é sempre uma aventura. Ler é um ato de descobertas de um mundo imaginário. A leitura é uma das maneiras das pessoas melhorarem a capacidade de interpretação, além de estimular o raciocínio.Ler abre a porta do conhecimento, pois, além de atualizar o vocabulário, expande as ideias e os pensamentos e promove o encontro de novas amizades.
  • Leitura infantil

 O mundo dos livros deve fazer parte do universo da criança antes mesmo da fase de alfabetização. A formação da personalidade de cada indivíduo é decisiva nos primeiros anos de vida, sendo assim é muito importante o contato com o livro já nessa fase de vida.Antes de alfabetizar-se, a criança aprende a “ler” associando as figuras com as informações que recebe do meio em que vive. Ela desenvolve aspectos cognitivos, motores e sensoriais.  A coordenação motora faz parte desse aprendizado. A criança é estimulada a criar usando a imaginação num mundo só seu, repleto de castelos encantados, fadas, bruxas, monstros, gigantes, príncipes e princesas.
  • Leitura no mundo virtual

 A leitura em plataformas digitais é muito comum entre adultos, adolescentes e crianças.  Todos devem ter muito cuidado ao passar horas sentados em frente de uma tela de computador, tablet ou Smartphone, pois pode causar sérios danos à saúde. Além de que sair para buscar novas aventuras em livrarias é muito melhor que ficar sentado em frente de um equipamento eletrônico!  Nada é proibido, mas desde que usado com equilíbrio e cautela.



Hoje em dia parece ser que o interesse pela leitura tem experimentado um crescimento por parte das crianças. E a oferta tem acompanhado essa demanda. As editoras de livros infantis não só aumentaram a quantidade de produtos como também melhoraram sua qualidade. Se damos um passeio pelas livrarias e bibliotecas infantis, podemos encontrar uma infinidade de livros repletos com as mais curiosas ilustrações, cheios dos temas mais interessantes... 

É nos espaços escolares que figura um bom lugar para construir uma consciência acerca da importância de ler, e esse papel dentro da escola cabe ao professor. 
O professor como incentivador pode atuar desenvolvendo ao decorrer de suas aulas, leituras compartilhadas e leituras livres. 

  • Leitura compartilhada: consiste em realizar uma leitura para toda a sala, ou seja, de voz alta, os alunos que ainda não sabem ler começam a ouvir a linguagem escrita, dividindo assim a leitura com o professor, essa relação já produz um convívio com o ato de ler. Contar histórias todos os dias para os alunos estabelece aos poucos a percepção de que o ato de ler é um hábito do cotidiano, e assim começa tomar gosto pela mesma. 
  • Leitura livre: implantar momentos de leitura livre consiste em colocar uma grande variedade de livros e outras modalidades de leituras como gibis, revistas entre outros, no momento em que os alunos estão lendo é interessante que o professor escolha algo para ler, assim servirá de exemplo e dessa forma os motivarão. 

O professor é um grande formador de opinião, devido a essa aptidão ele pode, a partir das primeiras séries, implantar conceitos de leitura e prática diária gerando leitores ativos.



Ponto Pedagógico





este artigo conta com parte de leitura livre e parte tirado do brasil escola Fonte

Nenhum comentário: