terça-feira, 13 de setembro de 2016

Quais são os papeis no desenvolvimento da criança ?

Educar não é só o papel da escola, ela somente aperfeiçoa aquilo que a criança agrega por si em suas vivencias diárias de sua vida cotidiana o que lhe da um direcionamento, vindo da família um dos papeis principais da primeira formação.
vendo um comercial de uma agencia bancaria sobre o questionamento ha algumas crianças,
O que aprendeu com seus pais? As crianças responderam com suas sinceras palavras aprendi muitas coisas , e assim foram falando diversos exemplos do que aprenderam; Talvez na correria do dia á dia muitos pais não param para observar seus filhos e o que estão aprendendo. As crianças pequenas aprendem observando, imitando  o gestos do  adultos. tudo isso reflexo de um mundo cada vez mais globalizado onde a correia impera os pais deixam seus filhos nas escolas e buscam sem um certo comprometimento com a educação e a aprendizagem de seus filhos.

  • EDUCAÇÃO: acontece em todo lugar e não somente na escola .
  • EDUCAR: significa  formação de caráter, refinar sentimentos, sedimentar valores necessários ao convívio, 
  • ENSINAR: significa instruir, repassar conhecimento, isto é  que acontece na escola , na sala de aula,aonde o professor ensina uma disciplina como matemática , historia ,português e ETC... O ato de ensinar se dirige ao intelecto, enriquecendo-o com informações e conhecimentos. 
  • EDUCA -SE: em casa entre familiares, na rua entre os amigos ou desconhecidos, no ambiente de trabalho ou no lazer, em simples brincadeiras Solidariedade,amizade,compaixão, honestidade,responsabilidade são valores que é transmitido pela educação,não pelo ensino.O ato de educar acontece por exemplos, modelos de conduta, manifestações de empatia, controle e expressões de valores morais e éticos.as crianças e adolescentes podem aprender muitas coisa sem, entretanto, terem sido educados.

Cabe -se á escola :


  • Instruir : transmitir informações, cada vez mais precisas e atualizadas, de um mundo onde as mesmas estão em constantes mudanças se preparar as perguntas inquietantes,polemicas ou ainda contraditórias:
  • Organizar: ensinar aos alunos a importância dos valores aprendidos no seu dia-a dia na formação de sua identidade,comportamento ,círculo de amizades e repertório de toda a vida;
  • Disciplinar: Ensinar a importância da obediência, da hierarquia e do certo e errado, esclarecendo as possíveis contradições entre aquilo que é ensinado em casa e na escola.

Aos pais cabe -se:


  • Educar: ensinar valores como verdade, honra, respeito e etiqueta;
  • Valorizar:  mostrar aos filhos a importância que têm na sociedade e o valor da boa educação em seu próprio desenvolvimento;
  • Disciplinar : Ensinar valores de Ordem, a importância de horários, segurança e respeito.




Os Pais querem que as escolas eduquem seus filhos em seu lugar, mas ao mesmo tempo se incomodam quando seus filhos os questionem sobre atitudes que aprenderam na escola serem certas ou erradas.
As Escolas querem que os pais eduquem e ensinem tudo aos filhos, que esperam que cheguem em sala-de-aula como pequenas "esponjas de saber". Mas não dão atenção às diferenças entre eles, tratando igualmente aqueles que aprendem com mais facilidade e usando-os como modelo para aqueles com mais dificuldade.
Comparar é um grande erro no processo de educação. Uma coisa é o Modelo do que é certo, justo e "Bom". Outra é cobrar que uns sejam iguais aos outros.
Precisamos conversar com educadores, professores, diretores,coordenadores e pais, para que tenham claros os seus papéis, lidando da melhor maneira com filhos/alunos. Um aluno não pode ter no professor a imagem de um pai às avessas, que desdiz aquilo que é ensinado em casa; Como um Pai não pode ser o anti-professor, que só faz questionar, desvalorizar e desmerecer o esforço dos professores ao lidar com seus filhos.

Essa questão sera sempre questionada: Qual o real papel da escola?... Qual o real papel dos pais?... mas ambos são muitos necessários um para o outro mesmo tendo papeis diferenciados no desenvolvimento ainda mais em uma fase tão delicada e quando se começa os primeiros pequenos questionamentos. 




                                                                                                   Sandra C. Silva
 Ponto pedagógico


Nenhum comentário: