Período: de 0 a 1 ano aproximadamente.
- A Principal fonte de prazer é a boca
- Sente satisfação na amamentação
- Comportamento oral incorporativo: Ingerir
- Comportamento oral agressivo: Morder e Cuspir
Características principais: a região do corpo que proporciona maior prazer à criança e a boca. É pela boca que a criança entra em contato com o mundo, é por esta razão que a criança pequena tende a levar tudo o que pega à boca. O principal objeto de desejo nesta fase é o seio da mãe, que além de a alimentar proporciona satisfação ao bebê. É a fase de reconhecimento do externo. Cores primárias e vibrantes despertam a atenção das crianças nessa fase.
Período: 2 a 4 anos aproximadamente
- A criança passa a adquirir o controlo dos esfíncteres
- A zona de maior satisfação é a região do anus
- A criança aprende que pode controlar as fezes
Características: Neste período a criança passa a adquirir o controle dos esfíncteres e a zona de maior satisfação é a região do ânus. A criança descobre que pode controlar as fezes que saem de seu interior, oferecendo-as à mãe ora como um presente, ora como algo agressivo. É nesta etapa que a criança começa a ter noção de higiene. Ela começa a ter noção de posse e quer pegar os objetos, tocá-los e ver que aquilo faz parte de algo fora do limite do seu corpo.
Fase Fálica
Período: de 4 a 6 anos aproximadamente.
- A atenção da criança volta-se para a região genital
- Interesse em examinar e manipular o seu próprio orgão sexual
- Comportamentos de masturbação e fantasias
- Fase extremamente ligada ao complexo de Édipo (o rapaz tem um desejo inconsciente pela sua mãe, um anseio de substituir ou destruir o pai. Para reprimir este desejo sexual que sente pela mãe, o menino passa a identificar-se com o pai. O aposto ocorre para as raparigas)
Características: Nesta etapa do desenvolvimento a atenção da criança volta-se para a região genital e ela apresenta um forte comportamento narcisista, de representação de si, onde cria uma grandiosa imagem de si mesma. Inicialmente a criança imagina que tanto os meninos quanto as meninas possuem um pênis. Ao serem defrontadas com as diferenças anatômicas entre os sexos, as crianças criam as chamadas "teorias sexuais infantis", imaginando que as meninas não tem pênis porque este órgão lhe foi arrancado (complexo de castração). As meninas vêem-se incompletas (por causa da ausência e conseqüente inveja do pênis). Neste período surge o complexo de Édipo, no qual o menino passa a apresentar uma atração pela mãe e a se rivalizar com o pai, e na menina ocorre o inverso.
Fase de Latência
Período: de 6 a 11 anos aproximadamente
Características: este período tem por característica principal um deslocamento da libido da sexualidade para atividades socialmente aceitas, ou seja, a criança passa a gastar sua energia em atividades sociais e escolares. É o investimento no outro, em coisas do exterior.
Período: a partir de 11 anos.
- Tem inicio a puberdade
- Retoma dos impulsos sexuais
- A atenção vai desviar-se da masturbação para as relações heterossexuais
- Perca da identidade infantil, que pouco a pouco passa a assumir uma identidade adulta
Características: neste período, que tem início com a adolescência, há uma retomada dos impulsos sexuais, o adolescente passa a buscar, em pessoas fora de seu grupo familiar, um objeto de amor. A adolescência é um período de mudanças no qual o jovem tem que elaborar a perda da identidade infantil e dos pais, da infância, para que pouco a pouco possa assumir uma identidade adulta. Ele procura se diferenciar do outro, ao mesmo tempo em que procura se inserir num grupo com estilos e gostos próprios.

Nenhum comentário:
Postar um comentário